quinta-feira, 6 de maio de 2010

Reunião é feita entre autoridades e párocos para organização de peregrinação

Fé e devoção: peregrinação em Divina Pastora atrai milhares de pessoas todos os anos. Foto: Portal Infonet


Divina Pastora é conhecida por ser um santuário, ponto de encontro de peregrinos, romeiros e pagadores de promessas de pessoas de várias partes do Brasil. A grande peregrinação que dá fama à cidade acontece em outubro, mês da padroeira da cidade que a batiza com o mesmo nome.
Em todas as ruas da pequena Divina há gente de todos os lugares. Estima-se que, por ano, entre 80 e 100 mil pessoas percorrem os nove quilômetros que separam as cidades de Riachuelo e Divina Pastora, num ato de fé e devoção, características típicas do brasileiro cheio de esperança que se está acostumado a ver.
Ainda faltam cinco meses. Parece muito. Mas para o tamanho do evento religioso, é pouco. Há muito que organizar, critérios a se seguir, lugares a se arrumar, convites a se fazer. E justamente por isso que no último dia 5 aconteceu na Igreja Matriz a primeira de uma série de reuniões que acontecerão para se discutir os assuntos referentes à peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora.
Estiveram presentes nesta reunião a prefeita do município Maria Augusta Lima e um de seus assessores de gabinete Odilon Bezerra, os vereadores João Ferreira, Maurício Raimundo e Everaldo Lima, a presidente da Legião de Maria do município Adelcília Carvalho e o padre Helelon Bezerra dos Anjos.
A princípio discutiu-se o cadastramento das conhecidas barracas que são anualmente montadas. Tratou-se também do conteúdo à venda das mesmas, uma das grandes preocupações do padre Helelon colocada em pauta como fato primordial a ser resolvido, e do horário limite para a montagem da estrutura: às 23h30 do dia que antecede o evento.
Caso haja alguma barraca não cadastrada e assim identificada pela equipe de fiscalização, os pertences dos vendedores serão apreendidos e devolvidos somente após a missa das 15 horas no domingo de peregrinação. Ou seja, ao final do evento religioso.
Além disso, também se discutiu a questão do policiamento durante o evento, que será estrategicamente distribuído nas três principais entradas da cidade: na Praça do Cruzeiro e nas saídas para Maruim e Santa Rosa de Lima.
Outra questão colocada em pauta foi a proposta de se fazer uma parceria com os donos de bares em Divina Pastora. A intenção é pedir-lhes que evitem vender bebidas alcoólicas a partir das 19 horas do dia anterior à peregrinação. Desta forma, confusões poderão ser evitadas na hora da peregrinação, dando a verdadeira conotação que esta possui: manifestação religiosa pacífica.“Nossa peregrinação tem que continuar bonita como sempre foi. E esta é a minha responsabilidade: organizar este evento para continuar acontecendo de forma harmoniosa e pacífica”, afirma o padre Helelon Bezerra que também já se prepara para a Peregrinação da Legião de Maria que acontecerá no próximo dia 30 a partir das 9 horas da manhã, saindo de Riachuelo e terminando às 15 horas com a celebração da Santa Missa. Cerca de 5 mil pessoas visitarão a cidade nesta peregrinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário