segunda-feira, 10 de maio de 2010

Divulgação


Por que Deus permite

que as mães vão-se embora?

Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.



Nestas belas palavras, o escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade descreveu sutilmente o papel que mãe tem para o mundo. E nada mais justo que reservar pelo menos um dia do ano para homenageá-la, traduzindo de várias formas e todos os jeitos o amor incondicional existente entre mães e filhos.

E pensando nisso, escolas da rede municipal de ensino de Divina Pastora se mobilizaram para realizar as comemorações do dia das mães, trazendo-as ao âmbito escolar a fim de mostrar-lhes os trabalhos realizados com as crianças e a manifestação da criatividade destas.

A programação para o dia das mães na Escola Municipal de Educação Infantil Dena Santos Costa aconteceu no último dia 7 com a palestra “Sem Saúde Não Há Vida”, ministrada por duas nutricionistas que explicaram a importância de alguns alimentos no desenvolvimento mental e físico das crianças. E está marcada para o dia 28 deste mês uma outra palestra cujo tema é “Não bata, eduque” que contará com a presença de uma das psicólogas do município Maria Lúcia Oliveira.

No dia 8 de maio, na Escola Municipal Filenila Fontes no povoado Bomfim aconteceu uma festa de homenagem às mães no intuito de reconhecer o quanto elas são importantes no desenvolvimento social, cultural, psicológico e intelectual dos filhos incentivando-as a participarem no meio escolar.

E, por fim, a programação da Escola Municipal Cecília Barros Gomes, no povoado Maniçoba, acontecerá nesta terça-feira, dia 11 e contará com a organização de uma palestra cujo tema será “Mãe Mulher”, precedido por um café da manhã. As mamães também terão um dia de beleza. A escola disponibilizará profissionais para cortarem e fazerem escova em seus cabelos. Também haverá distribuição de brindes.

“Foi a forma que as escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, encontraram para homenagear as mamães pastorenses. Incluí-las na escola por meio de palestrar, por exemplo, incentiva a maior participação delas no aprendizado dos seus filhos.”, conclui Maria das Graças Santos, secretaria municipal de educação.



Fotos dos eventos em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário