segunda-feira, 3 de maio de 2010

Divina Pastora é contemplada com microônibus escolar

Vindo do MEC, microônibus aumenta para 74 o número de
lugares disponíveis para transporte de alunos e professores

Microônibus doado pelo MEC à Divina Pastora, através do programa "Caminho da escola". Foto: Sec. Municipal de Educação


Ônibus com capacidade para 50 lugares, doado pelo Governo do Estado em março deste ano. Foto: Lara Gouvêa / Ascom


Ir a pé ou de carona para a escola em Divina Pastora agora é coisa do passado. O município foi contemplado, no último dia 30, com um novo microônibus escolar entregue pelo Ministério da Educação – MEC. O transporte vem integrar a frota de ônibus escolar iniciada com a entrega de um outro veículo pelo Governo do Estado em março deste ano.
Os dois ônibus irão atender cerca de 74 alunos da rede municipal de ensino, residentes na sede e nos povoados Bomfim e Maniçoba. Os horários que irão rodar são às 7 horas da manhã, às 12 horas e às 17 horas.
O ônibus maior, com capacidade para 50 pessoas, transportará os alunos às escolas Cecília Barros Gomes e Creche Maria José Santos. O microônibus atenderá à sede e aos povoados, levando tanto alunos quanto professores, nos três turnos.
Além destes ônibus, a prefeitura disponibiliza duas Kombi que faz o roteiro de fazendas como a Coqueiro, São Joaquim, Novo Oriente, Limeira, Assentamento do Salobro I e II, Vassouras, Sapé, Estivas, Fortuna, Limoeiro, Mato Grosso, São José da Mata, Forges, entre outras.
Segundo a secretária de educação do município Maria das Graças Santos, está sendo feito o possível para que todas as crianças de Divina estudem. E transporte, com certeza, tem um papel fundamental neste intuito.
“O MEC priorizou Divina Pastora nos contemplando com um microônibus vindo do programa ‘Caminho da Escola’. Com certeza o município só tem a agradecer”, afirma Maria das Graças.


Caminhão de leitura



Caminhão de Leitura da Petrobras. Foto: Lara Gouvêa / Ascom



E falando em veículos de grande porte, no último dia 30 Divina Pastora recebeu o Caminhão de leitura da Petrobras, um grande veículo com uma biblioteca dentro da caçamba, produto do Programa de Leitura da Petrobras Sergipe.
Mensalmente, o caminhão freia em frente à Escola Municipal Fausto de Aguiar Cardoso em Divina no período da manhã e na Escola Filenila Fontes no povoado Bomfim à tarde, oferecendo o prazer da leitura às crianças e adolescentes.
O Programa contempla o município desde 2008, aparecendo sempre no período letivo, encantando a todos que entram no caminhão. “Acho muito legal isso aqui. Aprendo muitas coisas com os livros”, confirma Roger Rubens Menezes que está na 4ª série.
Edileide Félix, também da 4ª série, concorda com Roger. E completa: “Dá para viajar para vários lugares lendo os livros daqui. É muito legal”. A oportunidade, para muitos, é única já que a maioria não tem condições de comprar livros constantemente.



Crianças viajam ao mundo da leitura. Foto: Lara Gouvêa / Ascom



“O caminhão vem enriquecer esses meninos e meninas. Ter acesso a esses livros é algo maravilhoso. Aqui eles tem contato com outros mundos. É uma ideia fantástica” aprova Andréa Andrade, coordenadora pedagógica do 1° ao 5° ano da Escola Fausto Cardoso.




Coordenadora Andréa explica aos alunos a importância da leitura. Foto: Lara Gouvêa / Ascom


No próximo dia 13 oito professores, incluindo coordenador e gerentes de escolas conveniadas com o Programa de Leitura da Petrobras Sergipe serão enviados ao Auditório da Petrobras na Rua Acre em Aracaju para participarem do treinamento "Dinâmicas em Literatura Infantil - O Diálogo entre o Texto e a Imagem". A palestra será ministrada pela Ir. Maria Alexandre das 7h30 às 17 horas que tratará sobre informações especializadas para que a leitura em sala de aula entre os educandos aconteça de forma prazerosa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário