sexta-feira, 7 de maio de 2010

Prefeitura de Divina, através da Secretaria Municipal de Agricultura entrega sementes doadas pelo Governo do Estado

Agricultores da sede e do assentamento no povoado
Bomfim recebem cerca de 1,2 mil quilos de sementes

Entrega de sementes de milho e feijão é realizada em Divina Pastora. Foto: Lara Gouvêa / Ascom

No último dia 6, a Prefeitura Municipal de Divina Pastora através do Programa de Distribuição de Sementes do Governo do Estado de Sergipe, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura fez a entrega de 800 kg de sementes de milho e 400 kg de sementes de feijão aos agricultores do município.
Estes agricultores deveriam estar devidamente cadastrados pela Emdagro, provando assim que sua renda familiar provém do cultivo de algumas culturas. Trabalhadores rurais e cerca de 80 assentados que possuíssem mais de 20 tarefas cada, disponíveis para plantio, receberam as sementes entregues pela prefeita Maria Augusta Lima e pelo secretário de agricultura Heldimar Bezerra.
Esta foi a primeira entrega de sementes de 2010 em Divina Pastora e pretende-se fazer mais durante o ano. “O ideal seria que os próprios agricultores, especialmente os assentados, dispusessem de um banco de sementes próprias para que não dependam exclusivamente deste programa. Contudo, ao longo dos anos esta distribuição tem aumentado a safra de grãos não só em Divina como em todo o estado, como comprova os dados estatísticos da Secretaria de Estado da Agricultura”, completa o secretário Heldimar.
E os agricultores contemplados com as sementes só têm a agradecer. “Espero conseguir o maior rendimento possível. Foi uma excelente oportunidade dada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Divina Pastora”, afirma o agricultor Ivonilton Cardoso.
Ivonilton Cardoso, agricultor: excelente oportunidade para aumentar rendimento. Foto: Lara Gouvêa / Ascom
“Estas sementes chegaram na hora exata. Sem a participação do Governo do Estado e da Prefeitura, não seria possível ter sementes selecionadas, de tão boa qualidade. Estou muito satisfeito”, comemora o agricultor do povoado Bomfim José de França que antes comprava o quilo da semente por R$14. E agora, recebe de graça.
Entrega foi feita em Divina Pastora e no povoado Bomfim. Na foto, entrega no assentamento Flor do Mucuri II, no Bomfim. Foto: Lara Gouvêa / Ascom

E não só os homens pegam no batente. As mulheres agricultoras também reconhecem o importante papel das parcerias feitas. É o caso de Maria Ferreira Menezes, do assentamento Flor do Mucuri II: “Nós não tínhamos dinheiro para comprar semente. E estas, que nos foram dadas, estão sendo muito bem vindas. É uma benção”, emociona-se Maria ao receber as sementes das mãos da prefeita Maria Augusta Lima.

Prefeita Maria Augusta Lima entrega sementes à agricultora Maria Ferreira. Foto: Lara Gouvêa / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário