segunda-feira, 26 de abril de 2010

Professoras de Divina Pastora se formam no Proinfantil

Em parceria com o MEC e SEED, prefeitura
proporciona curso de nível médio à professores locais




As cinco formandas do Proinfantil de Divina Pastora - Foto: arquivo pessoal


Dia 15 de abril foi o “Dia de Maria” para o município de Divina Pastora. A cidade ganhou mais cinco professoras do ensino infantil (de 0 a 5 anos), que cursaram por dois anos as aulas à distância do Proinfantil, curso em nível médio na modalidade Normal com o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional ao professor.
O Proinfantil é uma parceria do Ministério da Educação com os estados e os municípios interessados. As responsabilidades são estabelecidas em um acordo de participação, assinado pelas três esferas administrativas. Para participar, o professor interessado deve procurar a secretaria de educação de seu município. Por sua vez, o município interessado deve procurar a secretaria de educação de seu estado.
E em Divina, as interessadas foram cinco Marias, cheias de graça, que resolveram voltar às salas de aula não como professoras, e sim como alunas. E, ao final de dois anos de curso, as cinco mulheres receberam seus respectivos diplomas na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB – da cidade de Itabaiana. Foram elas: Alice Maria dos Santos, Maria de Lourdes Santos Lima, Maria José dos Santos, Maria Luíza dos Santos e Maria Edenilza Augusta dos Santos.



Alice Maria, Maria de Lourdes e Maria José: cheias de graça no dia da formatura - Foto: arquivo pessoal

A turma, batizada como Profª Maria Helenice Mendonça Oliveira, foi orientada pela tutora Elizabeth Oliveira Silva a partir do material recebido via e-mail e debatido em aulas presenciais esporádicas. Além disso, as alunas puderam exercer desde o início do curso suas habilidades, numa espécie de estágio, como exigência do programa.


Elizabeth Oliveira Silva (de cinza ao meio): tutora da turma. Foto - arquivo pessoal

A Prefeitura Municipal de Divina Pastora, em parceria com o Ministério da Educação – MEC - e a Secretaria de Estado da Educação – SEED - pôde proporcionar a estas mulheres a capacitação de seus sonhos. Contribuiu mensalmente com o MEC com o valor de R$310, além do oferecimento de transporte e alimentação para as alunas nos dias de aula presencial.
Esta foi a segunda turma a se formar no município. A primeira colou grau em dezembro de 2007.

Um comentário: