terça-feira, 27 de abril de 2010

Divina Pastora participa do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais

Representantes do município marcam presença em evento cujo
objetivo é capacitar gestores e descentralizar ações ambientais




Foto: Arthur Soares / Semarh


Representantes de Divina Pastora no PNC. Foto: arquivo pessoal


Descentralização. Esta é a palavra que caracteriza atualmente a maneira como vários gestores administram, de forma particular, seus respectivos encargos. Pretende-se, assim, otimizar o trabalho, tirando das costas de apenas um gestor central toda a responsabilidade. Este é um dos principais objetivos do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais – PNC - promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e realizado pelas secretarias estaduais do meio ambiente Brasil a fora.
E em Sergipe não foi diferente. Tendo início no dia 12 de abril, pela manhã, no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros em Aracaju, deu-se início às aulas do 2° módulo do curso que pretende atingir aos 75 municípios do estado que passarão a executar e a desenvolver ações de Gestão Ambiental dentro das suas cidades, como, por exemplo, o próprio licenciamento ambiental.


Palestras são ministradas a fim de capacitar gestores ambientais. Foto: Arthur Soares / Semarh

O segundo módulo foi voltado ao Alto e Médio Sertão. E Divina Pastora marcou presença, representada pelo vice-prefeito Bruno Sá, o secretário municipal de agricultura Heldimar Bezerra e pelos vereadores Pedro Jorge e Everaldo Lima Filho. A capacitação desta primeira turma foi de 12 a 16 de abril e contou com a presença de 39 participantes.


Foto: arquivo pessoal

Temas como estruturação do sistema municipal de meio ambiente, realidade brasileira, mobilização da sociedade, criação, organização e estruturação do sistema municipal de meio ambiente, implantação de fiscalização e licenciamento, conscientização e preservação da natureza foram debatidos nos dias das aulas.


Bruno Sá, vice-prefeito de Divina Pastora. Foto: Arthur Soares / Semarh


Vereador Pedro Jorge também marcou presença. Foto: Arthur Soares / Semarh

Para o secretário estadual do meio ambiente, Genival Nunes, o PNC dará forças para a implantação da gestão ambiental nos municípios. “Isso desafogará as atividades de gestão ambiental do Estado e, consequentemente, vai a favor das diretrizes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)”, completou.
Heldimar Bezerra, secretário municipal, confirma o sucesso do evento. Para ele, meio ambiente hoje tem que ser tema de destaque da gestão municipal. Visando uma participação mais próxima dos problemas e acontecimentos do meio ambiente, foi realizada esta capacitação para preparar o órgão ambiental municipal.
“Avalio que teremos muito trabalho daqui para frente, mas também tenho a certeza que conseguiremos implantar e implementar políticas públicas que consigam proteger nossa geração e as futuras”, conclui Heldimar.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar aos representantes do Município de Divina Pastora pela participação no PNC. A experiência demonstra que participar do PNC é um ponto de partida para o fortalecimento da gestão ambientla no município.
    Aproveito para convidá-los para participar da Rede Gestão Ambiental Municipal, basta registra-se no site www.gestaoambientalmunicipal.ning.com

    Essa rede tem como finalidade se um espaço para troca de ideias e experiências entre gestores ambientais e conselheiros de meio ambiente que atuam nos municípios.

    ResponderExcluir