segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cerca de 30 mulheres são capacitadas em pintura de tecidos na cidade de Divina Pastora



Pintura em tecido: novo artesanato em Divina Pastora


No próximo dia 4, pela manhã, serão entregues na sede da Secretaria de Ação Social em Divina Pastora os certificados do curso de pintura em tecido realizado em fevereiro deste ano e oferecido às mães do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Acontecerá um pequeno coquetel em comemoração a este acontecimento.
Cerca de trinta mulheres participaram do curso que ensinou, durante uma semana, técnicas como tipo de tecidos (Oxford, Voal e Sacarina), traçados, medição de pano, risco em tecido, aplicação de cores, entre outros. Esta capacitação vem complementar o artesanato local, muito conhecido tanto no Brasil como em outros países: a renda irlandesa.
O curso, de nível básico, teve como intuito apresentar as técnicas às interessadas, incentivando-as a iniciarem renda própria com a venda de seus produtos finais. As aulas foram ministradas pela artesã Rosivânia dos Santos, que reside no povoado Bomfim e que, em breve, ministrará o nível avançado em pintura de tecidos.
Colchas, toalhas, conjunto de cozinha, conjunto de banheiro, pano de prato, caminho de mesa. Usando a imaginação, confeccionam-se belas peças. E, no final, quem agradece é o próprio bolso. “Achei este curso maravilhoso. Tenho uma máquina de costura e já estou colocando em prática o que aprendi. Já estou vendendo com lucros de mais de 100%. Fantástico”, comemora Danúsia Bezerra, coordenadora do PETI em Divina Pastora e artesã.


Danúsia Bezerra: lucro de mais de 100% é garantido


As mães já se preparam para vender seus produtos em datas comemorativas. Como a cidade de Divina Pastora é vista como centro das peregrinações religiosas do Estado de Sergipe, tais eventos são perfeitos para a comercialização das belas peças pintadas à mão.


A seguir, fotos da entrega dos certificados às mães do PETI que fizeram o curso de pintura em tecido.

Um comentário:

  1. Parabéns a toda equipe da Secretaria de Assistência Social e assessoria de comunicação.

    ResponderExcluir