terça-feira, 13 de abril de 2010

Embrapa faz visita técnica a Divina Pastora

Qualidade do solo e escolha de culturas
são alguns dos pontos observados pela empresa


Na última quinta-feira, dia 8, a Prefeitura Municipal de Divina Pastora através da Secretaria de Agricultura recebeu o técnico agrícola e assistente de pesquisa da Área de Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa Paulo Sérgio da Mota. A visita de Paulo teve como intuito identificar algumas áreas propícias à implantação de culturas demonstrativas no município como milho, feijão comum, feijão caupi, girassol, mandioca e aipim.
Juntamente com Heldimar Bezerra, secretário de agricultura e a agricultora Carmozita Lima, Paulo visitou uma parte do assentamento dos sem-terra Flor do Mucuri I para observar a viabilidade da implantação das culturas acima. A visita, de cunho técnico, teve como finalidades identificar o tipo e nível do solo, o tipo de vegetação e quais ações poderão ser feitas para o tratamento do solo (roçagem, aração, gradagem, abertura de sulcos).


Técnico agrícola da Embrapa Paulo Sérgio da Mota e Carmozita Lima, agricultora: qualidade do solo foi uma das intenções da visita

Esta visitação fez parte do processo de finalização do convênio da proposta de cooperação para transferência tecnológica, o que poderá culminar na assinatura de contrato com a Embrapa. E a importância deste ato é indiscutível para a população pastorense, já que parte desta vive da agricultura.
Carmozita quem o diga: “Vai ser bom ter a Embrapa com a gente. Porque atualmente as perspectivas para utilização da agricultura não são favoráveis. Descobrindo quais áreas são boas, as coisas vão melhorar. A prefeitura está ajudando só a mim, mas a todos. Sou muito grata”.


Carmozita Lima mostra suas terras e se emociona: "sou muito grata a prefeitura de Divina Pastora por proporcionar dignidade"

Carmozita já plantou milho, mandioca, feijão, banana e maracujá. Destes, somente os dois últimos vingaram. “Infelizmente a mandioca não deu. Cresceu bonita por um tempo, mas o cupim comeu a raiz”, lamenta.
Esta é uma das justificativas pelas quais a Embrapa está se fazendo presente. “Problemas como este [do cupim na raiz da mandioca] podem ser solucionados. Verificar a qualidade do solo e aliar às técnicas adequadas de tratamento, várias culturas poderá dar certo”, conclui Paulo Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário