terça-feira, 13 de abril de 2010

Divina Pastora realiza Fórum sobre Saúde Mental

Além das discussões sobre o tema, escolheu-se os delegados
que representarão o município da Conferência Regional



A Prefeitura Municipal de Divina Pastora, através da Secretaria de Saúde realizou na última sexta-feira, dia 9, no auditório do Conselho Tutelar o Fórum sobre doença mental sob o tema “Direito e Compromisso de todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”.


Mesa do Fórum sobre Saúde Mental em Divina Pastora

Estiveram presentes o psicólogo Demétrio Sérgio dos Reis e o doutor Carlos Galberto Franca Alves representantes institucionais da Secretaria de Estado de Saúde através do CAPS. Além deles, também estiveram presentes o secretário municipal de saúde, doutor Sílio Sobral, a psicóloga do município Maria Lúcia Oliveira, as enfermeiras Aryella Chaves e Aline Almeida além da inestimável presença dos agentes de saúde de Divina Pastora.
O intuito deste fórum foi apresentar as principais dificuldades na área da saúde mental no município e quais seriam as melhores propostas para poder solucionar tais problemas. Além disso, aproveitou-se a ocasião para a escolha dos delegados locais que irão representar Divina Pastora na Conferência Regional que será realizada na cidade de Aracaju nos próximos dias 12 e 13 de abril no Hotel Mercure na Orla de Atalaia.


Agentes de saúde do município participam do fórum

A regional a qual Divina Pastora faz parte conta também com mais sete municípios: Aracaju, Santa Rosa de Lima, Riachuelo, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Itaporanga D´Ajuda. Este encontro irá preparar os delegados para participarem da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio.
Todas estas discussões irão culminar na Conferência Nacional que será realizada em Brasília dos dias 27 a 30 de junho e terá como tema central “Saúde Mental Direito e Compromisso: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”. Este tema será dividido em três eixos assim intitulados:
• 1° Eixo – “Saúde Mental e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais” (Política e Pactuação)
• 2° Eixo – “Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e Fortalever os Movimentos Sociais” (Cuidado)
• 3° Eixo – “Direitos Humanos e Cidadania como Desafio Ético e Intersetorial” (Intersetorialidade)

Para o secretário de saúde de Divina Pastora, este fórum, apesar da rápida organização, satisfez seu principal objetivo: “Foi importante nos encontrarmos com pessoas bem preparadas. Os delegados aqui escolhidos irão se reunir nesta segunda-feira para discutirem as propostas e formar uma de peso. Divina Pastora estará muito bem representada na [conferência] regional”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário