terça-feira, 6 de abril de 2010

Divina Pastora sai na frente quando o assunto é desenvolvimento econômico

1ª das 18 cidades petrolíferas que serão contempladas pelo Programa de Cooperação Técnica, Divina é exemplo quando o assunto é mobilização


Dos dias 22 a 26 de Março aconteceu em Divina Pastora, no Estado de Sergipe, o Programa de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento dos Municípios Petrolíferos. Divina foi a primeira das 18 cidades petrolíferas sergipanas a ser contemplada pelo programa desenvolvido entre a prefeitura e a Petrobras, em parceria com o Sebrae.



Pastorenses comparecem em peso na abertura do programa

A intenção é levar desenvolvimento econômico à população ativa oferecendo-lhes a oportunidade de se inteirar sobre a economia local, identificando as necessidades e orientando os interessados em se tornarem fornecedores em potencial.

No primeiro dia, 22, aconteceu na Praça da Igreja Matriz a solenidade de abertura do evento que contou com a presença de representantes da Petrobras, do Sebrae, Senai, Intituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP - Bradesco, Banese, distribuidoras e transportadoras. Além destes, também estiveram presentes o Deputado Federal Jackson Barreto e o ex Secretário de Estado do Meio Ambiente Márcio Macêdo.


Prefeita Maria Augusta Lima faz discurso de abertura da solenidade

A solenidade foi aberta pela Prefeita de Divina Pastora Maria Augusta Lima que, após agradecer a presença de todos, relembrou a comemoração da emancipação da cidade acontecida dez dias antes. Maria Augusta também falou da importância deste programa para Divina: "A cidade já passou por muita coisa. Mas desenvolvimento deste porte é a primeira vez. Queremos trazer, acima de qualquer coisa, dignidade aos pastorenses." emocionou-se.

Logo após o discurso da prefeita, foi apresentado pelo professor mestre Geraldo Viana, do ITP, o Plano de Desenvolvimento do Município. Em seguida o coordenador de Gestão Local de Fornecedores da Petrobras Ubirajara Cruz apresentou a programação "Fincar o Pé em Divina Pastora".


Prefeitura e instituições trabalham juntas para melhorar a economia de Divina Pastora

Tal programação tem como objetivo despertar o interesse da população local em se tornar fornecedor tanto empresa como da prefeitura. E, também fazendo parte deste programa, o Sebrae se fez presente com seu funcionário José Melquíades Neto, que falou sobre o papel desta empresa naquele programa e a importância deste acontecimento.

Também tomaram a palavra o Deputado Estadual Jackson Barreto, o ex Secretario do Meio Ambiente Márcio Macedo e o Secretário de Administração do Município Antônio Carlos Santos, que frisaram a imensa capacidade que Divina Pastora possui para poder se desenvolver economicamente. “Queremos mostrar à população a importância do seu trabalho para desenvolver economicamente este município. E o programa que hoje se inicia o papel de elevar a auto-estima dos pastorenses”, afirmou Antônio Carlos em discurso.


O Deputado Federal Jackson Barreto foi um dos convidados presentes


Antônio Carlos Santos, Secretário de Administração: "queremos elevar a auto estima do pastorense"

No dia seguinte, 23, aconteceram palestras da Petrobras e Sebrae no auditório do Conselho Tutelar de Divina Pastora. Surpreendentemente cheio, o auditório acolheu pessoas residentes na sede e nos povoados adjacentes (Maniçoba e Bomfim). Os representantes da Petrobras Ubirajara Cruz e Ivan Fonseca começaram as apresentações tratando do tema “Gestão de Fornecedores da Petrobras – Processo de Aquisição de Bens e Serviços”.


2° dia: auditório do Conselho Tutelar lota


Ubirajara Cruz, da Petrobras, palestra para os presentes

Em seguida José Melquíades Neto, enviado do Sebrae, falou sobre a questão “Como comprar do Governo – Programa de Compra Governamental do Governo de Sergipe”. Explicou que a função do Sebrae naquela semana era oferecer oficinas elucidativas àqueles que se interessassem em se tornar um fornecedor.


José Melquíades Neto, representante do Sebrae.

As turmas orientadas por esta empresa participariam de aulas ministradas pelo período da manhã, onde o site www.comprasnet.se.gov.br seria o tema base para a explanação de Modalidades de Compras Governamentais. Aqueles que estivessem interessados em aprender sobre o site vinculado à Petrobras (www.petronect.com.br) participariam das aulas no período da tarde.


Melquíades explicou também que as aulas aconteceriam no Expresso 123, um ônibus personalizado do Sebrae que disponibilizaria dez computadores ligados à internet. Três turmas, de dez pessoas cada, deveriam ser formadas e, por três dias, tratariam sobre os temas Pregão, Tomada de Preço, Pregão Presencial e Convite. Os interessados deveriam se inscrever junto aos funcionários presentes do Sebrae.

José França, agricultor da região, pediu a palavra no momento dos debates e, após contar algumas de suas dificuldades relacionadas a trabalho, agradeceu e elogiou a ação da Prefeitura em conjunto com as empresas envolvidas. “Gostaria de parabenizar a gestão da Prefeita Maria Augusta Lima que pensa no melhor para nós”, falou animadamente.

Reginaldo Farias, representante do Movimento dos Sem Terra no município, também se pronunciou para agradecer, após falar de todos os percalços passados pelos militantes em 15 anos de assentamento. “Depois de muito tempo, estão começando a pensar em nós. Eu agradeço, em nome do MST, à Prefeitura e a todos aqueles envolvidos neste programa”, concluiu.


Reginaldo Farias, representante do MST em Divina Pastora: agradecimento à prefeitura

Os dias seguintes foram marcados pela impreterível presença de todos aqueles que se interessaram pelo Programa de Cooperação Técnica. Cerca de 30 pessoas iam chegando todos os dias, fardados com a blusa do evento e carregando na bolsa personalizada mais que papel e caneta: carregando a vontade de fazer a diferença na economia de Divina Pastora para, assim, ter dignidade.





Oficinas ministradas pelo Sebrae: sucesso


Além das aulas, o Sebrae disponibilizou por dois dias a presença de uma representante da empresa para falar sobre Empreendedor Individual. Vanessa Porto teve como designação falar sobre esta nova lei que formaliza o trabalho de micro empreendedores com até um funcionário e renda anual de 36 mil reais.

Assim, estes ficam protegidos em caso de doença, parto, direito à pensão em caso de morte, auxílio reclusão e aposentadoria além, claro, do benefício da legalidade já que o trabalhador adquire um CNPJ. Isso tudo é proporcionado a partir da contribuição mensal de um determinado valor e das facilidades que as suas condições proporcionam.

A Petrobras também fez seu papel cidadão ao ministrar oficinas àqueles interessados em se tornar fornecedores desta empresa. Tais oficinas visaram ensinar o manuseio do portal eletrônico para a comercialização de bens, serviços e produtos do Grupo Petrobras. E, para aqueles que mesmo depois das aulas saíam com dúvidas, o representante desta instituição Ivan Fonseca se disponibilizou em esclarecê-las.


Petrobras e Sebrae: trabalhando juntos em Divina Pastora

Definitivamente este foi o primeiro grande passo rumo ao desenvolvimento econômico do Município de Divina Pastora. Muitos voltaram para casa levando consigo não somente manhãs e tardes agradáveis. Mas levando esperança de que tudo, a partir de agora, será diferente.


Pastorenses descem do Expresso 123 após oficina

A Prefeitura em parceria com grandes empresas como Petrobras e Sebrae, além da inestimável presença do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, com certeza está fazendo a diferença. Está de mangas arregaçadas trabalhando para o progresso de seu povo.


Responsáveis pela realização do Programa de Cooperação em Divina Pastora: Prefeitura, Petrobras e Sebrae juntos.

Um comentário: