segunda-feira, 21 de junho de 2010

Primeiras capacitações são encerradas em Divina Pastora

Mais de 40 pessoas recebem certificados e
comemoram junto aos organizadores do evento

44 certificados foram entregues no último dia 21. Foto: Cilinha Carvalho
A capacitação de novos empreendedores foi um dos maiores acontecimentos em Divina Pastora no decorrer do primeiro semestre deste ano. A ação foi feita em uma parceria da Prefeitura com o Sebrae, que disponibilizou técnicos para ministrarem aulas diárias num período de 50 dias totalizando 126 horas de capacitação, e com a Petrobras. O encerramento das aulas, cujo objetivo foi formar futuros empresários e empreendedores individuais, além de trazer know-how àqueles que já têm o próprio negócio, aconteceu no último dia 21, às 19 horas.


Encerramento das capacitações contou com presença de alunos, professores, coordenadores e gestores do município. Foto: Cilinha Carvalho

Pré-cadastrados desde o Programa de Cooperação pelo Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Petrolíferos, os participantes assistiram às aulas de como “Aprender a Empreender”, “Atendimento ao Cliente”, “Técnica de Vendas”, “Como Vender Mais e Melhor”, “Controles Financeiros”, “Análise e Planejamento Financeiro” e “Formação do Preço de Venda”. Para Ubirajara Cruz, Coordenador da Gestão Local de Fornecedores Petrobras E&P NNE UN-SEAL/SOP – GFBS, a parceria com a Prefeitura e o Sebrae foi e está sendo inestimável. “Sem esta parceria não existe a possibilidade de implantar ou criar o Empreendedor Individual, pois esta atividade depende da regulamentação da Lei Geral. Sem a Parceria do Sebrae não existe a capacitação, fica mais difícil. Então, como conclusão, um complementa o outro”.


Ubirajara Cruz, da Petrobras: "Já estamos negociando outros cursos". Foto: Cilinha Carvalho

Ubirajara aproveita a oportunidade e confirma a participação da Petrobras em futuras capacitações: “Já estamos negociando com o Sebrae os cursos ‘Básico de Segurança’ e ‘Uso de EPI’. Também estamos negociando com a Prefeitura e o Sebrae um curso complementar para algumas atividades que requerem conhecimentos teórico e prático”.
Um dos pontos mais observador pelas empresas envolvidas neste projeto são o comprometimento e entusiasmo da gestão municipal. “Os Gestores do Município abraçaram a causa e foram além das atividades propostas, realizando ações estruturantes que garantirão o desenvolvimento sustentável desse município. Tivemos o grande prazer, inclusive, de participar, durante a solenidade de encerramento da capacitação, do momento em que foi sancionada pela Prefeita a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Município”, afirma Ana Nunes, representante do Sebrae nesta empreitada.

Prefeita Maria Augusta sanciona a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Foto: Cilinha Carvalho


E a população está satisfeita. Douglas Wendel, de 22 anos, foi um dos participantes da capacitação e se mostra satisfeito com as ações da prefeitura. “Eu gostei muito de ter tido esta oportunidade oferecida. Acredito que isso vai me ajudar a crescer profissionalmente. Eu só tenho a agradecer, e muito”, emociona-se Douglas que pretende montar em breve o seu próprio negócio.
Outra pessoa que já está colocando em prática tudo o que aprendeu nas capacitações é a cozinheira Maria José Santos. “Eu já tinham alguma noção. Mas, definitivamente, a prefeitura, o Sebrae e a Petrobras me ajudaram, e muito, a chegar ainda mais perto do meu sonho: cozinhar para grandes empresas. Já forneço marmitas para alguns lugares. Mas agora, com certeza, ampliei minha visão de empreendedora. Agradeço muito à prefeitura por essa oportunidade”, emociona-se Maria José.
O encerramento foi marcado pela presença de nomes importantes do cenário político municipal como a prefeita Maria Augusta Lima, o vice prefeito Bruno Sá, vereadores e secretários. A prefeita aproveitou a oportunidade e sancionou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário