quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Divina Pastora realiza Festa de São Benedito

Cidade conhecida como Terra da Fé receberá peregrinos
em comemoração a um de seus principais padroeiros




São Benedito


Fé e devoção. Orações, preces, romarias. Quem acredita com o coração, alcança toda e qualquer graça. Quantos exemplos são vistos diariamente de que a fé pode, realmente, mover montanhas? E é entre montanhas que está uma pequena e singela cidade do leste sergipano, famosa pela quantidade de fiéis e pelo número de peregrinações.
A Terra da Fé, como é conhecida Divina Pastora, tem pouco mais de quatro mil habitantes e abrange uma área de 93 quilômetros quadrados. As romarias são destaques do turismo religioso da cidade, considerada um santuário de pagamento de promessas e agradecimentos de graças alcançadas, desde a década de 70.
Outubro é o mês da padroeira da cidade, batizando o município com o seu próprio nome. Geralmente as comemorações acontecem no terceiro domingo do citado mês e fazem fiéis percorrerem a pé os nove quilômetros que separam Divina Pastora da cidade de Riachuelo. Caravanas de todo o Estado chegam à Divina nesta época, trazendo aqueles que anseiam, agradecem, pagam promessas e pedem.
Mas em fevereiro também tem festa. São Benedito, um dos santos mais devotados na região, recebe as orações clamorosas de inúmeros fiéis que se juntam durante quatro dias nas igrejas Matriz e de São Benedito além, claro, das pregações feitas nas ruas de Divina Pastora.
São Benedito nasceu na Sicília, sul da Itália, por volta de 1524. De origem africana, recebeu o apelido de mouro devido à cor negra de sua pele. Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos descobriu sua vocação para a pregação e, aos 21 decide virar monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis, fazendo voto de pobreza, obediência e castidade.
Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo por ter o dom de fazer muitas profecias. Foi cozinheiro do Convento dos Capuchinhos e é considerado o padroeiro dos cozinheiros. Morreu aos 65 anos em Palermo, na Itália tornando-se, anos depois, um dos santos mais populares do Brasil.
E diante de tantas graças realizadas em vida e póstumo, São Benedito virou um dos padroeiros de Divina Pastora. Tradição na cidade, a festa em comemoração a sua santidade acontecerá por quatro dias, entre 4 e 7 de fevereiro de 2010. Os eventos estão distribuídos da seguinte forma:

DIA 04/02/2010 – quinta-feira
5h – Alvorada com a reza do Ofício
Local: Igreja Matriz

19h – Celebração da Santa Missa
Local: Igreja de São Benedito
Celebrante: Padre Helelon Bezerra dos Anjos
Música: Coral Imenso Dom

DIA 05/02/2010 – sexta-feira
5h - Alvorada com a reza do Ofício
Local: Igreja Matriz
19h – Celebração da Santa Missa
Local: Igreja de São Benedito
Celebrante: Padre Helelon Bezerra dos Anjos
Dedicado: Enfermos e Idosos
Música: Ministério de música Força Jovem

DIA 06/02/2010 - sábado
5h – Alvorada com a reza do Ofício
Local: Igreja Matriz
18h – Batizados
18h30 – Procissão dos Motoristas
19h – Celebração da Santa Missa
Local: Igreja São Benedito
Celebrante: Padre Helelon Bezerra dos Anjos
Dedicado: Aos filhos ausentes e Grupos Folclóricos
Música: Banda Divina Pastora

DIA 07/02/2010 - domingo
5h - Alvorada Festiva com a reza do Ofício
Local: Igreja Matriz
10h – Celebração da Santa Missa
Local: Igreja Matriz
Celebrante: Padre Helelon Bezerra dos Anjos
Música: Banda Divina Pastora
16h – Procissão e Benção do SS. Sacramento

Fotos do evento em breve.

3 comentários:

  1. ótima a Festa de São Benedito, e Divina Pastora... Mas a que mais frequanto é a de Divina Pastora, a PEREGRINAÇÃO... Sou de Porto Real do Colégio-ALAGOAS e muitos fiéis se deslocam desta cidade para a PEREGRINAÇÃO de Nossa Senhora em Outubro

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da Peregrinação de Divina Pastora,e também da minha querida Banda Divina Pastora... Amo de Coração também os componentes da Banda: Jesselio, Lurdinha, Stela, Thiago e Marcos, considero como irmãos católicos. Sinto-me saudades de todos eles, e da minha Mãe Divina Pastora .

    ResponderExcluir