quarta-feira, 2 de junho de 2010

Divina Pastora leva Renda Irlandesa ao 5° Salão de Turismo em São Paulo

Evento, que tem proposta de mostrar turismo no Brasil, expõe renda irlandesa


Ao entrar, um susto. Não um susto ruim, mas um susto bom. A imensidão do local chegava a assustar aos desavisados. Mais de 72 mil m² estavam tematicamente decorados, remetendo aos visitantes a real intenção daquele evento: viajar pelo Brasil. O Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo, montou-se para receber um público de 100 mil pessoas no 5° Salão de Turismo, que percorreria as “ruas” devidamente identificadas que levavam aos 26 estados mais o distrito federal brasileiro. E foi a partir das catracas na entrada que pessoas de todos os lugares do país começaram a entrar no clima.


Para visitante não se perder, foi criado um esquema de ruas no Pavilhão. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


Ao chegar, o público recebia diversos folhetos explicativos, além de livros com os principais roteiros turísticos do Brasil. E, a partir de um mapa, paulistas, cariocas, capixabas, baianos, pernambucanos, amazonenses poderiam viajar pelas terras verde-amarela. Ou pelo menos conhecer, a princípio, o que a terra de Cabral tem de mais bonito, empolgante ou relaxante, quente ou frio, natural ou construído pelas mãos dos homens. O brasileiro que estava em São Paulo dos dias 26 a 30 de maio pôde perceber o quão rico é o país em que vive.

Dividido em setores, o salão apresentou as cinco regiões brasileiras através de estandes customizados de acordo com as representações culturais de cada lugar: Norte, com suas estruturas que lembravam ocas de índios, Sudeste com suas construções arquitetônicas particulares, Sul com representações folclóricas típicas, Centro-Oeste cujo estande remetia a belezas naturais como o Pantanal e, por fim, o Nordeste. Ah, o Nordeste! Os estandes dos nove estados desta região se encheram de bandeirolas, chitas coloridas, fitilhos e axés. E animaram todos os presentes do primeiro ao último minuto.


Estande de Sergipe. Destaque para renda irlandesa plotada em uma das pilastras. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


Muita cor e formas no 5° Salão de Turismo. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


No primeiro dia, uma visita muito agradável. O Governador do Estado Marcelo Déda compareceu ao Salão do Turismo mobilizando a comissão sergipana de 130 representantes, orgulhosos por representarem o menor estado da federação de forma tão grandiosa. A convite do Ministro do Turismo Luiz Barretto, Déda foi ao evento para assinar um convênio, feito pelo ministério com os estados do Mato Grosso, Paraíba e Sergipe, e que irá liberar para este último recursos de mais de R$30 milhões, que garantirá a 3ª etapa de obras da ponte sobre o rio Piauí, em Estância.

Governador Marcelo Déda na abertura do 5° Salão de Turismo. Foto: Alejandro Zambrana / Emsetur


Assinatura do convênio. Foto: Alejandro Zambrana / Emsetur


Encantado com a representação de Sergipe no evento, Marcelo Déda era só elogios: “A Emsetur e a Sedetec [Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo] estão de parabéns pelo belíssimo trabalho que vai ajudar a mostrar o que o nosso estado tem de melhor. Esperamos utilizar, da melhor maneira, esse espaço que é, sem dúvida alguma, o mais importante Salão do Turismo brasileiro, para divulgar o destino Sergipe”.

E completou: “Hoje, podemos mostrar coisas novas a todos que participam deste evento. Nos últimos anos, o estado ampliou sua infraestrutura turística e rodoviária, além de estar fazendo novos investimentos no sentido de fortalecer ainda mais os eventos tradicionais, de modo a consolidar o nosso estado como um destino forte do nordeste brasileiro”, orgulha-se o governador que, depois das formalidades, visitou a estrutura de Sergipe junto ao Ministro do Turismo Luiz Barretto.

Déda visita estande de Sergipe que o surpreende pela organização. Foto: Alejandro Zambrana / Emsetur


E lá na ala de artesanato, no meio de todo o Nordeste, eis que aparece o estande de Sergipe onde os artesãos da terra puderam expor seus belíssimos trabalhos. Terra do bordado, Sergipe mostrou que sabe o que faz ao apresentar pontos de cruz, crochê, redendê, renascença, couro artesanal, palha, cerâmica, esculturas em madeira e, claro, a exclusividade de Sergipe muito bem representada pelo município “berço” de Divina Pastora: a renda irlandesa.


Estande de artesanato de Sergipe encheu todos os dias. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


Renda Irlandesa foi um dos destaques do estande de Sergipe. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


A renda foi representada pela artesã da Associação e Desenvolvimento das Rendeiras de Divina Pastora – Asderen – Adriana Lima, que arrumou a estante destinada à apresentação da renda com esmero e dedicação, assim como é feito o produto que expunha. “Faço isso há uns 20 anos e gosto muito. É tranquilo e o resultado é muito bonito. Também acho interessante a reação das pessoas, que gostam bastante”, afirma. E, como quem não querinada, sentou-se e pôs-se a fazer a renda, atraindo a atenção das pessoas que visitavam Sergipe. Um exemplo foi a pernambucana aposentada Vera Lúcia Hernandes, que mora em São Paulo há 30 anos e matou a saudade do Nordeste passeando pelos estandes. “A renda irlandesa é linda. Tem uma delicadeza inigualável. Estou encantada e gostaria de aprender a fazer”, confessa Vera arriscando a bordar alguns pontos ensinados por Adriana.


Vera Lúcia Hernandes: "Gostaria de aprender a fazer renda irlandesa". Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


E quem pensa que bordado é coisa para gente mais velha, está enganado. O 5° Salão de Turismo recebeu várias caravanas de escolas públicas e particulares de São Paulo com alunos de todas as idades, que visitaram os estados e, de forma curiosa, perguntavam todos os detalhes dos trabalhos expostos. À exemplo das alunas do 8° ano do Colégio João XXIII Giovanna Dimitrof e Ana Carolina Padilha, de 12 e 13 anos respectivamente. Giovanna e Ana estavam pesquisando sobre o Brasil no intuito de fazer uma revista como trabalho da escola, e pararam em Sergipe justamente por causa da renda irlandesa. “É um trabalho muito bonito. Gostaria de falar sobre ele na revista da escola”, afirma Ana Carolina.


Crianças se encantam com renda irlandesa. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


A renda irlandesa também desperta o encantamento internacional. Uma das visitantes mais empolgadas foi a empresária americana Katherine Ponte. Katherine morou por três anos em São Paulo trabalhando como assessora jurídica. Encantada com a cultura e o artesanato brasileiro, abriu uma loja de artesanatos virtual em Nova York, com escritório em São Paulo, onde revende peças do Brasil, África e Portugal.

Artesã Adriana Lima apresenta novas peças à empresária americana Katherine Ponte. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


E a renda irlandesa faz parte dos produtos que comercializa. “Conheci a renda irlandesa há alguns anos, também em um evento como este. Fiquei apaixonada assim que vi e decidi levar para os Estados Unidos a fim de revender. Sou encantada por artesanato desde criança, talvez devido às minhas origens portuguesas e ter crescido com isso”, explica Katherine que revende artesanatos considerados sustentáveis. O site de Katherine mostra a renda irlandesa e um pouco de sua história, citando inclusive o município de Divina Pastora. O site é www.ecostasy.com .


Parceria que deu certo: Katherine Ponte apresenta renda ao mundo. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


Divina Pastora faz parte do roteiro Cidades Históricas de Sergipe e seu itinerário básico consiste em levar os turistas à conhecerem a Igreja Matriz de Divina Pastora, o Grande Conjunto Arquitetônico do Engenho Salobro e Engenho Vassouras e, claro, a inestimável renda irlandesa. Apresentada recentemente no programa 50 por 1 de Álvaro Garnero, a renda foi alvo dos mais belos elogios dos visitantes do estande de Sergipe, que iam ver de perto o produto exclusivo do estado.

E nos dois últimos dias do evento, como um breve “tchau, até logo”, Sergipe fez os presentes mexerem o esqueleto num frio de 17 graus. O Quinteto Sanfônico apresentou uma amostra grátis ínfima do que é realmente o São João de Sergipe. Uma multidão rodopiou no Salão ao som frenético das cinco sanfonas que tocavam agitadamente, regidas pelo Maestro Evanilson, num ritmo hipnotizador. Não teve quem não suasse a camisa, areasse a fivela e se surpreendesse com Sergipe. A exemplo dos companheiros de forró paulistas Célio Gianini e Eremita de Sant´Anna: “Esse forró é nota mil. Estou amando esse som. E já sei que o São João de Sergipe tem festa para mais de 30 dias. Depois disso, é claro que quero conhecê-lo”, disse Célio enquanto dançava.


Quinteto sanfônico: orgulho de ser sergipano. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


Ninguém ficou parado no forró apresentado por Sergipe. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


Segunda apresentação do Quinteto Sanfônico no último dia do 5° Salão de Turismo. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


Centenas de pessoas no "arrasta pé" de Sergipe. Foto: Lara Gouvêa / Ascom Divina Pastora


O 5° Salão de Turismo foi mágico. Mágico para aqueles que não conheciam o Brasil. Mágico por ter aberto muitos olhos e por ter despertado o sentimento de orgulho em ser brasileiro. Para Sergipe, foi uma experiência ímpar, principalmente para os artesãos que representaram dignamente a cultura sergipana através dos bordados, rendas e cerâmicas. E quanto à representatividade da renda irlandesa? Só há uma palavra para descrevê-la: divina. Foi divina.

12 comentários:

  1. Nossa companheira de trabalho ADRIANA, representou muito bem nosso Município.
    parabéns a toda equipe!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lara,
    Parabens pela reportagem. Fico muito bonito. Espero em breve re-encontrar com voce e os artesaos da Renda Irlandesa em Sergipe - seria um grande prazer meu!
    abs, Katherine

    ResponderExcluir
  3. estou fascinada com essas rendas nunca tinha ouvido falar,gostaria muito de aprender moro em minas gerais,se caso tiver no estado um artesã que saiba entre em contato comigoo meu E-MAIL elisangelacosta43@.yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tem algum jeito de aprender através de um curso online ,pois moro no interior da Bahia e não tem esse curso ou pessoas que possa em ensinar.Grata .

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa noite eu moro em SOROCABA -SP, estou fazendo um curso de desta maravilha que é esta Renda mas minha professora vende muito caro o laçe ( cordão de seda para fazer a renda) e alinha e está desmotivando todas nós em continuar este trabalho solicito ajuda no sentido de obter um endereço onde poderemos comprar estes materiais pelo um preço justo. grata , aguardo retorno meu e-mail é (jabordadadosdavovo@hotmail.com) aguardo resposta.
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa noite eu moro em SOROCABA -SP, estou fazendo um curso de desta maravilha que é esta Renda mas minha professora vende muito caro o laçe ( cordão de seda para fazer a renda) e alinha e está desmotivando todas nós em continuar este trabalho solicito ajuda no sentido de obter um endereço onde poderemos comprar estes materiais pelo um preço justo. grata , aguardo retorno meu e-mail é (jabordadadosdavovo@hotmail.com) aguardo resposta.
    Maria

    ResponderExcluir
  7. Oi boa noite moro em Osasco São Paulo, gostaria de saber onde faço Curso dessa Maravilha herminiasantoos@gmail.com Aguardo Resposta

    ResponderExcluir
  8. Oi boa noite moro em Osasco São Paulo, gostaria de saber onde faço Curso dessa Maravilha herminiasantoos@gmail.com Aguardo Resposta

    ResponderExcluir
  9. Oi boa noite moro em Osasco São Paulo, gostaria de saber onde faço Curso dessa Maravilha herminiasantoos@gmail.com Aguardo Resposta

    ResponderExcluir
  10. Oi boa noite moro em Osasco São Paulo, gostaria de saber onde faço Curso dessa Maravilha herminiasantoos@gmail.com Aguardo Resposta

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite moro em Osasco São Paulo, gostaria de saber onde faço Curso dessa Maravilha herminiasantoos@gmail.com Aguardo Resposta

    ResponderExcluir
  12. Oi boa noite moro em Osasco São Paulo, gostaria de saber onde faço Curso dessa Maravilha herminiasantoos@gmail.com Aguardo Resposta

    ResponderExcluir